Cooperativa ferroviária francesa planeia lançar primeiro serviço de passageiros em 2024

A Railcoop pretende suspender suas atividades de transporte de carga (frete) para se concentrar no desenvolvimento de serviços de passageiros. A cooperativa francesa planeia lançar seu primeiro serviço de passageiros no próximo ano e está a realizar arrecadações de fundos para ajustar seu material rodante.

O conselho de administração da cooperativa Railcoop votou pela suspensão de suas atividades de frete para concentrar seus recursos no lançamento da linha Bordeaux-Lyon no verão de 2024.

Após a votação em 19 de abril, a primeira cooperativa ferroviária de França emitiu um comunicado que esclarece que “apesar do início de um novo serviço e das boas perspectivas de desenvolvimento no sudoeste [da França], as previsões actualmente não nos permitem vislumbrar o alcance da rentabilidade da actividade de carga em 2023.”

Comboio para passageiros X27500

“Estamos reorganizando nossas atividades para concentrar exclusivamente no desenvolvimento do negócio de passageiros. O desenvolvimento de um serviço local de frete ferroviário continua sendo uma grande ambição para a Railcoop. Este desenvolvimento representa um elo essencial para apoiar a transição ecológica nos territórios”, diz a nota.

Os associados serão solicitados a dar feedback sobre os serviços de transporte de mercadorias prestados pela cooperativa, de forma a avaliar a sua experiência e “lançar as bases para o retomar esta actividade a médio prazo”, acrescentou.

Criada em 2019, a Railcoop é uma Sociedade Cooperativa de Interesse Coletivo (SCIC) com mais de 14.000 membros proprietários. A cooperativa havia planeado seu primeiro serviço de passageiros para 2022, mas o processo foi adiado pela pandemia de Covid-19.

Em março, os membros adotaram uma resolução (com maioria de 86,39%) para iniciar um serviço restrito de passageiros a partir de 2024. Com o financiamento de bancos e investidores institucionais pendentes, a cooperativa optou por financiar esse investimento com recursos próprios dos associados.

A Railcoop planeia oferecer uma viagem de ida e volta de dois dias entre Bordeaux e Lyon e realizará este ano obras de reforma das composições. Para atingir este objectivo, a cooperativa precisa de angariar 4,1 milhões de euros em 2023 para cobrir os investimentos, nomeadamente a compra de um comboio adicional de três carruagens X72500 da estatal SNCF.

(Fonte: Anca Voinea/CoopNews)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores.

Be the first to comment on "Cooperativa ferroviária francesa planeia lançar primeiro serviço de passageiros em 2024"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*