Contribuições inovadoras para o avanço Pedagógico e Político do Cooperativismo

Sabemos que plantar novas ideias requer tempo e cuidado para dar frutos numa colheita segura. E, portanto, chegará o momento em que essas ideias prosperarão.

“No entanto, ela move-se”.

Galileu Galilei

Por Ana María Ramírez Zarza e José Yorg *

A Associação Internacional de Direito Cooperativo (AIDC), da Faculdade de Direito da Universidade de Deusto Bilbao, Espanha, através das suas edições, publicou o nosso quarto trabalho de investigação, que constitui – na nossa opinião – contribuições inovadoras para o avanço doutrinário pedagógico e político do Cooperativismo.

A AIDC mantém relações com instituições, universidades e centros de estudos de todo o mundo interessados ​​no Direito Cooperativo e publica regularmente um boletim de informação legislativa, jurisprudencial e doutrinária, pelo que estamos perante uma instituição de prestígio e referência internacional na matéria e que deu cobertura às nossas apresentações.

“A mudança é a constante da vida, pois representa uma transformação constante.”
“Ninguém nada duas vezes no mesmo rio.”
“A mudança é a única coisa permanente; tudo flui”
“O mundo é um fluxo perene.”

Heráclito

Nossas apresentações
A nossa apresentação do artigo científico “A política e a construção do Poder Político Cooperativo como factor de incidência e competitividade” e juntamente com a apresentação anterior, “A corrente pedagógica cooperativa”, constituem abordagens inovadoras e inovadoras sobre duas questões de grande importância:

a) A visão de “neutralidade política” é por nós severamente questionada devido à sua influência negativa dentro do Cooperativismo, uma vez que impede a plena consciência da necessidade de construir um poder político cooperativo como forma de ter influência política perante os governos (o estado), o mercado e as cidades.

b) A separação pedagógica que promovemos, a Corrente Pedagógica Cooperativa, em direção à pedagogia tradicional e liberal, que inundou as práticas educativas cooperativas e que distorce o carácter emancipatório cooperativo histórico.

(Mais originais aqui).

A “neutralidade” política

O Cooperativismo deve superar o seu vácuo de poder político, deve libertar a sua força política contida. Sem poder político e sem política, o cooperativismo perde o seu caráter transformador.

Deixamos clara a nossa conclusão a este respeito: os líderes cooperativos não influenciam politicamente, porque, na falta de vocação política, não têm outra motivação senão a económica. Demonstram assim o vácuo do poder político cooperativo, é uma característica que os distingue.

Nossa perspectiva está orientada para a formação de uma nova geração de lideranças com novas posturas políticas, com bases científicas e conhecimentos de liderança política, isso é necessário para implementar com arte e técnica um direcionamento político moderno que resulte em um conjunto político ideologicamente e historicamente restaurativo e transformador.

Professores Yorg e Ramirez.

Repetimos que a construção de uma correlação de forças política cooperativa favorável é essencial e urgente. Alertar, estimular, estudar e colaborar nesta nobre e humana tarefa é o Fórum Latino-Americano de Poder Político Cooperativo.

Assim, partimos da mais firme convicção de que inauguramos um precedente doutrinário político e pedagógico e desta forma abrimos uma Corrente Cooperativa que recupera o eixo político e a génese pedagógica nas cooperativas.

Ambas as apresentações são resultados de uma investigação e de práticas que nos levaram a refletir amplamente sobre o que entendemos como fatores significativos na administração de cooperativas do ponto de vista da ciência política na construção do poder político cooperativo.

A Corrente Pedagógica Cooperativa

O fator pedagógico é de extrema importância porque influencia a consciência de quem recebe esse conhecimento, portanto, é vital despojar as diversas formas e modos como o ensino e a aprendizagem são desenvolvidos e da sua influência liberal-capitalista.

A Pedagogia Cooperativa, enquanto ciência e com a sua filosofia ligada à epistemologia, procura formar o homem cooperativo. Esta peculiaridade implica que a pedagogia cooperativa seja a essência e a projeção do cooperativismo em chave pedagógica. É, em suma, a imagem pedagógica que devolve o espelho onde se vê a cooperação organizada, uma imagem em chave pedagógica.

A realidade circundante não é algo imutável. O homem pode, se assim decidir, transformar-se e transformar: o conhecimento que ilumina estes processos tem qualidades que ajudam nesta transição é o cooperativismo.

“No interior de Formosa os cultivos tradicionais só geram maior pobreza e desesperança. Que pedagogia eles exigem?”

A educação comum não fornece o conhecimento empresarial emancipatório exigido por pessoas exaustas por tantas injustiças sociais. Fato histórico por nós confirmado ao atuarmos como professores de escolas rurais da província argentina de Formosa, vendo nossos esforços educacionais se desintegrarem gradativamente em nada, pois no interior de Formosa os cultivos tradicionais só geram maior pobreza e desesperança. Que pedagogia eles exigem? Aqui, neste ponto, está ligada ao seu poder como alternativa educacional emancipatória.

Mas além disso, colocamos os modelos tradicionais de gestão cooperativa em tensão com a nossa tese porque mostramos uma enorme fragilidade institucional que retarda a imagem do cooperativismo como um imaginário popular sobre o movimento emancipatório e que é uma questão política.

Recuperar um princípio essencial do cooperativismo

Paul Lambert, em seu livro “A Doutrina Cooperativa”, nos diz: “Se nas páginas que se seguem eu pudesse ajudar, teria a impressão de ter trabalhado ao seu lado e me sentiria completamente satisfeito”.

Na página 88 do livro acima mencionado, Lambert diz-nos… “o significado profundo é que os Pioneiros de Rochdale tinham, tal como Owen, a ambição de transformar o mundo através da cooperação”.

“Os Rochadaleanos aspiravam a um desenvolvimento contínuo da cooperação e a uma transformação profunda da organização cooperativa.”

Paul Lambert

Estamos a falar do princípio de Rochdale, hoje bastante esquecido, que é “a aspiração de conquistar e cooperativizar a organização económica e social do mundo”.

Na página 90, Lambert leva-nos ainda mais longe neste assunto: “A ACI abraçou corajosamente o ideal dos Pioneiros” em termos não apenas de cada cooperativa, mas da aspiração necessária do Movimento Cooperativo como um todo.”

“A ACI, dando continuidade ao trabalho dos Pioneiros de Rochdale, e de acordo com os seus princípios, prossegue, com total independência e pelos seus próprios meios, a substituição do regime das empresas privadas com fins lucrativos por um regime cooperativo organizado no interesse de toda a comunidade e baseada na ajuda mútua”

Se tudo o que foi transcrito não expressa uma decisão política cooperativa, então o que é?

Um final aberto.

Assim, o nosso trabalho de investigação – repetimo-lo – constitui, a nosso ver, contributos pioneiros para o avanço doutrinário, pedagógico e político do cooperativismo sobre bases históricas que, naturalmente, não esperamos a sua pronta aceitação no movimento cooperativo organizado, sabemos da relutância da burocracia e a resistência às mudanças transformadoras que impedem tudo. No entanto, como disse o sábio, “move”, a mudança é perene.

Sabemos que plantar novas ideias requer tempo e cuidado para dar frutos numa colheita segura. E, portanto, chegará o momento em que essas ideias prosperarão.

Em fraternidade, um abraço cooperativo!

About the Author

Jose Yorg
José Yorg é educador e docente técnico em Cooperativismo, membro da Rede de Investigadores Latinoamericanos de Economia Social e Solidária (RILESS), que envolve universidades da Argentina, Brasil, Equador e México. Este argentino nascido em Assunción (Paraguay) desenvolve actividades na Tecnicoop, na província de Formosa, onde é também perito judicial técnico em Cooperativismo no Superior Tribunal de Justiça.

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