Conferência na Povo Portuense Coop discute soluções para o Curdistão na Síria

O auditório da Cooperativa do Povo Portuense abriga nesta quinta-feira uma conferência pública com a representante do Congresso Nacional do Curdistão na Síria, Özlem Tanrikulu. O mandatário irá falar sobre a situação de crise global e propostas de soluções para o Curdistão.

O Curdistão Sírio, também conhecido como Curdistão Ocidental, é uma região autónoma “de facto” no norte-nordeste da Síria, organizada em três cantões autogovernados, próxima do conflito em Gaza.

O Curdistão é uma região histórico-cultural do Oriente Médio majoritariamente habitada por curdos, que constituem a mais numerosa nação sem Estado no mundo. Actualmente, com uma população de cerca de 30 milhões de maioria muçulmana sunita, divididem-se entre regiões da Turquia, Irão, Síria e Iraque.

Curdistão na Síria
Embora não seja reconhecida oficialmente pelo governo sírio, o Curdistão Sírio é uma república autónoma desde Julho de 2012, no contexto da Guerra Civil daquele país do médio oriente. Desde então vive sob um sistema de autonomia baseado nos princípios de confederalismo democrático, com democracia direta, igualdade de gênero e sustentabilidade.

(Foto: cortesia AFP para Sputnik)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.