Banco Mundial prevê alta na economia dos Palop de até 3,9% este ano


A economia mundial deverá crescer 5,6% em 2021, segundo o relatório Perspectivas Económicas Globais do Banco Mundial. A publicação destaca um aumento de 1,5 ponto percentual em relação às previsões feitas em Janeiro último. 

Fatores como o pacote de estímulo de US$ 1,9 trilhão (1,5 biliões de Euros) e a rapidez do crescimento na China influenciarão fortemente esse desempenho.  Mas o estudo sublinha o desafio do acesso “altamente desigual” às vacinas contra Covid-19 como um fator que limitará uma recuperação mais forte da maior recessão em 80 anos. 

Os dados ressaltam a ampla distribuição de imunizantes nos Estados Unidos e em alguns países ricos, o que ocasiona um aumento da sua produção. Mas em mercados emergentes e nações de baixa renda, as previsões são mais fracas. 

Países de língua portuguesa  

Quanto às economias de língua portuguesa, as notícias são positivas. Angola reviu as estimativas de -0,4% no início do ano para 0,5%. Cabo Verde que estava a espera de um decréscimo de -1,6%, salta para um aumento de 3,9%. Ambos os países estão colocados entre os exportadores de matérias-primas industriais e agrícolas que sofreram contrações profundas da demanda externa e interrupções localizadas relacionadas à pandemia. 

As projeções para a Guiné-Bissau passaram de crescimento nulo, feitas em Janeiro, para 3%. Em Moçambique, o desempenho de 1,1% salta para 1,7% enquanto a revisão de São Tome e Príncipe foi de -0,3% para 2,7%. No caso de Timor-Leste, a melhoria nas perspectivas de crescimento é de -1,3% no começo de 2021 para 1,8%. 

Apoio  

Já a zona euro foi de 0,6 ponto percentual, para 4,2%, enquanto a da China passou de 0,6 ponto percentual, para 8,5%. Com um avanço na distribuição de vacinas em países em desenvolvimento, prevê-se uma alta do crescimento do PIB global de 4,3% em 2022 para cerca de 5%. 

Estas economias também são os mais desafiados pela inflação de curto prazo devido ao aumento dos custos dos alimentos. (Fonte: ONU)

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social