Associação Zéro Déchet Sénégal anuncia os restaurantes certificados para o combate ao lixo nos oceanos

A Embaixada de Portugal no Senegal e a Associação Zéro Déchet Sénégal anunciaram recentemente os 15 primeiros restaurantes a receber a certificação “Meu restaurante zero lixo”, ultrapassando a meta de 10 restaurantes. O evento teve lugar no restaurante o Copacabana Surf Village e contou com a participação do Embaixador de Portugal, Vítor Sereno.

Este movimento em prol da preservação dos oceanos foi lançado a 1 de fevereiro de 2021 e integra o projeto “Lixo Zero – Lutar contra poluição dos oceanos”, apoiado pela Embaixada de Portugal e pelo Instituto Camões, através do Fundo de Pequenos Projetos.

Pretende-se que os restaurantes certificados contribuam para que deixe de ser utilizadas, todos os anos, no Senegal, cerca de 22.900 palhinhas descartáveis, 8.600 cápsulas de café e 12.600 garrafas de plástico. Todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos.

Esta iniciativa é a primeira do género na África Ocidental e pretende acompanhar os restaurantes numa transição ecológica, oferecendo-lhes soluções alternativas chave na mão e valorizando aqueles que passaram à prática, premiando-os com três rótulos. A atribuição dos rótulos foi pensada para estimular o maior número possível de restaurantes na costa do Senegal na eliminação dos três grandes tipos de resíduos de plástico: garrafas, palhinhas e cápsulas de café. Quer-se unir e multiplicar o impacto de iniciativas individuais, e, deste modo, mobilizar os cidadãos, contribuindo para a preservação dos oceanos. (Fonte: Instituto Camões)

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.