Acordo de Paris é assinalado poucos dias antes da COP27

O Berlaymont, a sede da Comissão Europeia em Bruxelas, ficou iluminado de verde para assinalar este dia histórico, a Conferência Climática de Paris (COP21).

194 países, incluindo os países da UE, adoptaram o primeiro acordo climático global universal e juridicamente vinculativo.

O Acordo de Paris estabelece um quadro global para evitar alterações climáticas perigosas e limitar o aquecimento global a bem abaixo dos 2ºC.

O Acordo de Paris é o primeiro acordo global sobre alterações climáticas universal e juridicamente vinculativo de sempre, adoptado pela ONU desde a primeira Conferência Climática, em Paris (COP21) em Dezembro de 2015.

A UE ratificou formalmente o acordo a 5 de Outubro de 2016, permitindo assim a sua entrada em vigor a 4 de Novembro de 2016. Para que o acordo entrasse em vigor, pelo menos 55 países, representando pelo menos 55% das emissões globais, tiveram de depositar os seus instrumentos de ratificação.

A Europa está no caminho para se tornar o primeiro continente neutro em 2050. A próxima cimeira, a COP27 começar já no próximo domingo em Sharm El-Sheikh, Egito.

O Acordo de Paris estabelece um quadro global para evitar alterações climáticas perigosas, limitando o aquecimento global a muito menos de 2°C e prosseguindo os esforços para o limitar a 1,5°C.

O documento visa reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos das alterações climáticas e apoiá-los nos seus esforços, e também empreender reduções rápidas posteriormente, de acordo com a melhor ciência disponível, de modo a alcançar um equilíbrio entre emissões e remoções na segunda metade do século.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores.

Be the first to comment on "Acordo de Paris é assinalado poucos dias antes da COP27"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*