A cada ano 55 milhões de crianças são vítimas de violência na Europa

Cerca de 30% dos menores de 18 anos são vítimas de violência física; todos os anos, segundo dados recentemente publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por volta de 538 mil milhões de euros são gastos no tratamento de vítimas.

Todos os anos, pelo menos 55 milhões de crianças na Europa sofrem alguma forma de violência física, sexual, emocional ou psicológica, informou ainda a OMS.

A agência afirma que “muitos casos de violência interpessoal não são notificados” e que o número total deve ser bem maior.

Estimativas

Segundo as estimativas do estudo, das 204 milhões de crianças com menos de 18 anos, 9,6% sofrem exploração sexual, 22,9% são vítimas de abuso físico e 29,1% têm danos emocionais. Além disso, 700 são assassinadas a cada ano.

Estudos da ONU revelam que as crianças que sofrem violência apresentam maior risco de doença mental, uso de drogas, álcool e obesidade quando se tornarem adultas. Também têm maior probabilidade de desenvolver doenças crónicas.

Em nota, a diretora da Divisão de Doenças Crónicas da OMS na Europa, Bente Mikkelson, disse que “a violência contra crianças é assustadora e angustiante.”

Segundo ela, “o trauma infantil tem um custo terrível, não apenas para as crianças, cujas vidas podem vir a ser destruídas, mas para o bem-estar e a economia de todos os países.”

Combate

A agência diz que os governos estão mais disponíveis para combater o flagelo. Nesse momento, 66% dos países proíbem o castigo corporal em todos os ambientes.

Apesar desses avanços, a OMS afirma que aprovar leis é apenas parte da solução.

Cerca de 83% dos países europeus criaram um plano de ação nacional para esta área, mas menos da metade recebeu o financiamento necessário.

A agência da ONU criou um pacote de medidas, chamado Inspire, que destaca sete estratégias bem-sucedidas para reduzir os níveis de violência. Além disso, a Parceria Global para Acabar com a Violência contra Crianças compartilha o exemplo de Estados-membros que tiveram sucesso nestes esforços.

ODSs

O fim do abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças também faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

Bente Mikkelson afirmou que “com vontade política, todos podem resolver este problema.” Para a especialista, “todos os setores da sociedade podem fazer a diferença e tornar a sociedade mais segura para as crianças.” (Fonte: Pressenza/UN News. Foto: Sandy Millar)

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social