O candidato que não chegou a sê-lo

Livro de Joaquim Jorge conta pormenores do processo da sua candidatura à autarquia de Matosinhos, recusada pelo PSD.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, vai apresentar, a 29 de junho, pelas 21h30, na FNAC do NorteShopping em Matosinhos, o seu novo livro. A obra, denominada ‘CANDIDATO que não chegou a sê-lo’, é uma edição da Quinto Império Editora e será apresentada por José António Barbosa, arquiteto e presidente da concelhia do PSD Matosinhos e Ernesto Páscoa, professor universitário e presidente da concelhia do PS Matosinhos.

Na cerimónia de lançamento estará, também, presente o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, amigo pessoal do autor.

O livro retrata os acontecimentos ao longo do processo da candidatura de Joaquim Jorge à autarquia de Matosinhos, desde o convite que lhe foi dirigido por José António Barbosa, presidente da concelhia local do PSD, até à recusa do partido. “Entrei neste processo depois de pensar muito bem e saí  sem azedume nem ressentimento”, refere Joaquim Jorge, salientando, no entanto, que sente um misto de impotência e alívio. “Vou continuar como sempre fui: transparente, livre, independente e insubmisso”.

A obra revela, ainda, duas cartas que fazem parte do culminar do processo: uma enviada ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho  e outra a Bragança Fernandes, presidente da distrital do PSD Porto, que só agora se tornarão públicas.

“Sou um ativista cívico, que pensa a democracia  e se bate por projetos de cidadania, como o Clube dos Pensadores”, salienta Joaquim Jorge, referindo que “a vida partidária que dá acesso a candidatos está limitada a poucos, de um modo ensimesmado e desfasado da realidade”. Mas se esta ‘hipótese’ de candidatura tiver contribuído para a abertura e evolução dos partidos, Joaquim Jorge já se dá “por satisfeito”.

“Quem define para onde vou e com quem vou, sou eu mesmo. A minha vida nunca estará sujeita a pessoas que não são mais do que eu, só por terem um cartão de militante”, afirma.

Sobre o autor

Marta Almeida Carvalho
Marta Almeida Carvalho
Marta Almeida Carvalho Jornalista e Editora de conteúdos

Faça o primeiro comentário a "O candidato que não chegou a sê-lo"

Comentar